Para fazer a organização de medicamentos na sua casa é muito simples! Basta você ter uma caixa, um cesto, um gaveteiro, uma maleta específica e pronto!
Para marcar o Dia Nacional da Saúde, que é celebrado no dia 05 de agosto, fui convidada pelo site Saúde em Dia para dar dicas de como manter a organização de medicamentos, desde o armazenamento até a rotina de uso e controle dos vencimentos.
Na hora de guardar, separar por categorias, pode ajudar bastante. Por exemplo: xaropes, pomadas e comprimidos. Vale também ter uma caixinha menor com itens de dia a dia, que também pode ser levada em suas viagens: alguns comprimidos para dor, band aids e antialérgicos.
Vale lembrar que a organização não é só na hora de armazenar. É importante atenção quando precisamos tomar algum medicamento contínuo, ou um período específico, para que não haja esquecimento.
A dica é escolher um determinado horário do dia para tomar seus remédios, para que aquilo se torne um hábito. No entanto, até que este hábito se estabeleça, programe alarmes e, se possível, escolha o horário de uma refeição. Desta forma, após alguns dias, você não se esquecerá mais.
Cuidado com medicamento vencidos
Outro ponto importante sobre organização de medicamentos é data de validade. Quantas vezes você não precisou de um remédio e de repente, viu que estava vencido há meses, ou até mesmo mais de um ano?! Por essa razão, crie o hábito de regularmente checar as datas de vencimento. Você pode aproveitar para verificar as quantidades e, dessa forma, fazer a reposição antes que acabem.
Descarte correto
Finalmente, é sempre bom lembrar que medicamentos vencidos não podem ser descartados em lixo comum, pias e vasos sanitários. UBSs e algumas drogarias fazem o recebimento destes itens para que sejam descartados adequadamente!
Quer ler a matéria completa publicada no site Saúde em Dia? CLIQUE AQUI.
Para conhecer mais meu trabalho e saber como posso te ajudar a ser mais organizado, acesse ESTE LINK.
Siga minha página no Instagram @robertaandradepo.